Formal de Partilha na Divisão de Bens

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Hoje, mergulharemos na compreensão do Formal de Partilha, um documento crucial na divisão de bens após o falecimento de um indivíduo.

Vamos explorar sua importância e o impacto que tem sobre a partilha do patrimônio.

Então, vamos começar!

Qual a finalidade do Formal de Partilha?

Após o falecimento de uma pessoa, seus bens devem ser divididos entre os herdeiros.

Se houver acordo entre as partes, o inventário pode ser realizado de forma extrajudicial.

No entanto, na ausência de um acordo, o processo seguirá na justiça, onde um juiz determinará a divisão.

Assim, normalmente, após todos os herdeiros se manifestarem, pagarem as dívidas e impostos e apresentarem as certidões negativas de débitos, o juiz emite uma sentença.

Só então o Formal de Partilha é expedido.

O que está incluído neste Documento?

O Formal de Partilha deve detalhar informações como o autor da herança, o inventariante, o parentesco ou companheiro(a) do(a) falecido(a), os herdeiros, credores e descrição dos bens e dívidas, além da parte que cabe a cada herdeiro.

Atenção para isso!

O Formal de Partilha é um documento crucial que formaliza a divisão dos bens entre os herdeiros e comprova a propriedade dos mesmos.

Desse modo, uma vez emitido pelo juiz, o Formal de Partilha encerra o processo de inventário e define a parcela da herança a que cada herdeiro tem direito.

Nesse ponto, a advogada conclui seu trabalho.

Registro do Formal de Partilha em Cartório de Imóveis

Após encerrar o processo de inventário, se existem bens imóveis no inventário é obrigatório registrar o Formal de Partilha em cartório de registro de Imóveis para garantir sua validade e eficácia.

Pois, com ele os herdeiros podem registrar os bens em seus nomes e exercer plenamente seus direitos de propriedade.

formal de partilha

Conclusão

Antes de finalizar o processo de partilha, é fundamental garantir o acordo de todos os herdeiros sobre a divisão dos bens.

Dessa maneira, evitam-se conflitos futuros e se facilitam a conclusão do inventário, seja ele judicial ou extrajudicial.

A saber que contar com a orientação de uma advogada especializada em Direito de Família e Sucessões é essencial para auxiliar em todas as etapas do processo e garantir o respeito aos seus direitos e interesses.

No escritório de advocacia Joselene Rosa, manteve-se com processos de inventário de forma completa e especializada.

Somos um escritório boutique que busca atender nossos clientes com excelência e de forma personalizada. Estamos localizados em Juiz de Fora – MG, mas atendemos em todo o país de forma remota.

Apreciamos seu interesse! Deixe um comentário e compartilhe este artigo se achou útil.

Também preparamos um conteúdo em vídeo sobre este tópico no YouTube. Confira!

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Nos chame no whatsapp que iremos atendê-lo.

×